Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de agosto de 2008


A criança é um por natureza um ser do encantamento, um ser que experimenta a leveza, e que não retém a dor."( Cris Griscon )

LIVRO DE FELTRO E E.V.A...

FÁCIL DE FAZER E OS PEQUENOS APRENDEM BRINCADO.

















Os números são em E.V.A., fixados com velcro, assim

a criança poderá colocar os números as suas respectivas quantidades.
Espero que tenham gostado.
beijos!!







"...ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção". Paulo Freire.








UMA BOA DICA PARA AS SÉRIES INÍCIAS...


EM CASA OU NA ESCOLA SUCESSO GARANTIDO.


Pedir para que as crianças recortem e separem as letras dos números

QUEM É RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE?


Está é uma história sobre quatro pessoas chamadas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.a QUALIDADE era um serviço importante a ser feito, e TODO MUNDO estava certo de que ALGUÉM o faria.QUALQUER UM poderia ter feito.ALGUÉM ficou zangado sobre isso, por que era serviço de TODO MUNDO.TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM podia fazê-lo, mas NINGUÉM percebeu que TODO MUNDO não o faria.No fim, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.

ORGANIZE-SE


Você abriu, feche.
Acendeu, apague.
Ligou, desligue.
Desarrumou, arrume.
Sujou, limpe.
Está usando algo, trate-o com carinho.
Quebrou, conserte.
Não sabe consertar, chame quem o faça.
Para usar o que não é seu, peça licença.
Pediu emprestado, devolva.
Não sabe como funciona, não mexa.
É de graça, não desperdice.
Não veio ajudar, não atrapalhe.
Prometeu, cumpra.
Ofendeu, desculpe-se.
Falou, assuma.
Seguindo estes preceitos, viverá melhor!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

"O PRIMEIRO DOS BENS, DEPOIS DA SAÚDE, É A PAZ INTERIOR"..


O dia mais belo? Hoje.A coisa mais fácil? Equivocar-se.O obstáculo maior? O medo.O erro maior? Abandonar-se.A raiz de todos os males? O egoísmo.A distracção mais bela? O trabalho.A pior derrota? O desalento.Os melhores professores? As crianças.A primeira necessidade? Comunicar-se.O que mais faz feliz? Ser útil aos demais.O mistério maior? A morte.O pior defeito? O mau humor.A pessoa mais perigosa? A mentirosa.O sentimento pior? O rancor.O presente mais belo? O perdão.O mais imprescindível? O lar.A estrada mais rápida? O caminho correcto.A sensação mais grata? A paz interior.O resguardo mais eficaz? O sorriso.O melhor remédio? O optimismo.A maior satisfação? O dever cumprido.A força mais potente do mundo? A fé.As pessoas mais necessárias? Os pais.A coisa mais bela de todas? O amor.
Autoria: Madre Teresa de Calcutá

Turma da Mônica ganha novos personagens






“Justamente por entender que se pode educar por meio das histórias em quadrinhos, decidi criar os novos personagens, que devem ensinar muita coisa para a Turminha”.
Mauricio de Souza, Turma da Mônica.



Dorinha é deficiente visual. Paralaminha anda de cadeiras de rodas e Xaveco é filho de pais separados. Estes são os novos personagens da Turma da Mônica. Em entrevista ao RIO MÍDIA, Mauricio de Souza conta que resolveu criá-los para exercitar a cidadania e o respeito pelo próximo entre seus personagens. “Justamente por entender que se pode educar por meio das histórias em quadrinhos, decidi aumentar a Turma. Os novos integrantes, portadores de deficiência, devem ensinar muita coisa, principalmente na área do relacionamento humano. Já o Xaveco poderá, por exemplo, ser referência para alguma dúvida ou algum tipo de situação mal resolvida por um dos nossos pequenos leitores”, explica.
No processo de criação de suas histórias, Mauricio revela que determinados temas são tratados de forma velada, às vezes, na forma de fábulas, para que a revista não se torne pesada, carregada de cores fortes de realismo. “Esta não é a nossa proposta. Mas não podemos deixar de falar, nem que seja de maneira indireta, dos preconceitos, dos cuidados com o meio ambiente, do respeito aos idosos, dos cuidados com a saúde, etc”.
Para completar a fase de sucesso da Turma da Mônica, agora em outubro, Mauricio anuncia parceria com os Ministérios da Cultura e da Educação para produzir uma série de 60 programas educativos voltados para crianças de 3 a 12 anos


PARABÉNS A MAURÍCIO DE SOUZA....


o Cartunista Maurício de Souza cria quadrinho em que personagem explica como um casaco de pele é feito!O cartunista Maurício de Souza acaba de lançar uma história em quadrinhos do personagem Penadinho, da Turma da Mônica, que traz casacos de pele como tema.Em "Faz por merecer", Penadinho explica como os casacos são feitos, mostra os animais que foram usados para produzir o casaco de uma outra personagem que fica chocada ao descobrir o passo-a-passo da indústria peleira.Usando o bom humor, Maurício de Souza consegue mostrar perfeitamente todos os pontos negativos de se apoiar a produção de casacos de pele. O cartunista também é conhecido por escrever e desenhar quadrinhos dos conhecidos Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha.CASO QUEIRAM VER A NOTÍCIA COMPLETA E OUTRAS, INCLUSIVE A HISTÓRINHA, ENTREM NO SITE: http://www.vidavegetariana.com/

domingo, 17 de agosto de 2008

PROFESSOR FIQUE ATENTO....


Marketing Pessoal hoje, é a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a seu favor no ambiente profissional. Além desses detalhes o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal.
.....As empresas de hoje analisam muito mais do que sua experiência profissional. A preocupação com o capital intelectual e a ética, são fundamentais na definição do perfil daqueles que serão parceiros/colaboradores.

.....Alguns detalhes merecem atenção especial:
Estar sempre pronto e capacitado para enfrentar mudanças;
Ter consciência da importância da atitude para a concretização de objetivos;
Saber focar os problemas e controlar a preocupação e os sentimentos de frustração e angústia;
Entender e acreditar a própria capacidade de realização e de superação de obstáculos;
Manter-se motivado;
Usar uma forma gentil e atenciosa de tratar as pessoas, de forma que ela trabalhe como seu diferencial;
Seja absolutamente pontual;
Preocupe-se com a objetividade e a honestidade para que você não seja traído com detalhes de menor importância;
Observe com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e ambiente; ela pode abrir ou fechar portas;
Preocupe-se com o seu linguajar, seu gestual e com o tom da sua voz. Evite gírias ou expressões chulas, controle suas mãos e braços, fale baixo e devagar;
Controle suas emoções mas não as anule, elas são muito importantes para mostrar o seu envolvimento ou comprometimento com o tema que está sendo tratado;
Cuidado com o uso do celular;
Não fale demais nem de menos.
Lembres-s que o professor é um porta-voz da instituição de ensino e seu discurso deve estar alinhado ao da escola.O professor é uma referência para o aluno e para os pais, e suas ações têm que ser coerentes com as idéias da escola.
Quando o professor investe no Marketing Pessoal, também é ótimo para os alunos, pois inspira segurança e confiança.Um professor motivado e seguro de si transborda conhecimento e, conseqëntemente, passa segurança...

TESTE SEU FILHO É CONSUMISTA


1 Quando ele recebe dinheiro, consegue guardar algum? sim não


2 Ele sempre perde ou esquece onde colocou o dinheiro? sim não


3 Quando vocês vão às compras o tempo todo ele repete ”quero isso”, “quero aquilo”? sim não


4 Quando você pergunta por que ele quer comprar alguma coisa, a resposta costuma ser “porque

fulaninho tem um igual”ou “porque eu vi na TV”? sim não


5 Seu filho hesita em gastar o próprio dinheiro? sim não


6 Ele costuma fazer planos a curto e médio prazos para o dinheiro que ganha? sim não


7 Ele costuma economizar para comprar algo e depois resolve não comprar? sim não


8 Ao fazer compras, você percebe se ele se preocupa com a qualidade e o preço? sim não


9 Ele parece sentir-se inferior ao grupo quando você não lhe dá o tênis da moda? sim não
10 Ele parece associar amor a presentes? sim não


Comentários: A resposta ”NÃO” para as perguntas 1, 5, 6, 7 e 8 indica a necessidade de um

pouco mais de atenção e controle do modo como ele lida com dinheiro. Embora não seja nada tão grave que não possa ser corrigido ainda na infância, a desatenção a esses aspectos pode transformar-se em muita dor de cabeça na vida adulta. “SIM” para uma ou mais das perguntas 2, 3, 4, 9 e 10 indica que a situação corre o risco de sair ou já saiu de controle. Os pais não devem demorar em procurar reverter esse quadro.
*Elaborado pela consultora financeira Cássia D’Aquino.

COMO EDUCAR OS FILHOS FINANCEIRAMENTE....




Ensinar ao seu filho a distinguir as coisas que compramos porque “queremos” daquelas que “precisamos”.
2
Desde cedo faça seu filho entender a importância de não desperdiçar e cuidar do dinheiro.
3
Ensinar a criança a controlar o consumo por impulso, mostrando como elaborar uma lista de compras e obedecê-la no supermercado.
4
Explicar aos filhos que tipo de trabalho realizam. Isso ajudará a criança a estabelecer relação entre ganho de dinheiro e os limites de seu uso.
5
Mostrar as diferenças entre coisas “caras” e “baratas” em diferentes ambientes (padaria, farmácia, papelaria etc).
6
Assumir as próprias deficiências com relação ao dinheiro. Use o bom senso e não dê lições de moral.
7
Estimular a criança a participar do orçamento doméstico, incentivando-a a dar sugestões sobre modos de reduzir despesas.
8
Dar mesada à criança. Isso irá ajudá-la a tomar decisões e fazer escolhas, mesmo que em pequena escala.
9
Não se sentir desanimado se a criança gastar todo o dinheiro da mesada.Cometer erros é normal e vai ensiná-la a evitar erros maiores no futuro.
10
Reforçar a idéia de que a responsabilidade social e a ética devem estar sempre presentes no ganho e no uso do dinheiro.

O que os pais devem evitar
11
Resista à tentação de presentear seu filho a todo o momento. Estipule as ocasiões que você considera mais propícias para isso.
12
Em hipótese alguma estabeleça relação entre o desempenho nos estudos e o ganho de dinheiro. Troque-o por um abraço afetuoso.
13
Procure envolver os avós no processo de Educação Financeira da criança, explicando as razões do limite e pedindo que colaborem.
14
Cuide para que a mesada seja um instrumento de amadurecimento financeiro da criança e não uma fonte de conflitos.
15
Não use a suspensão da mesada como forma de punição por malcriações ou baixo rendimento escolar. Essa não é sua função.
16
Fixe um dia para o pagamento da mesada, mantendo-o sempre o mesmo.
17
Não estabeleça como condição para a mesada a realização de tarefas na casa.A criança poderá recusar-se a cumpri-las se não precisar de dinheiro.
18
Ensine a importância de poupar. Proponha uma meta de poupança e incentive seu filho a alcançá-la.
19
Não o recrimine por suas compras. No entanto, procure impor algumas restrições a gastos que você não concorde.
20
Não se torture por não dar a seu filho tudo o que ele pede. Dessa maneira, ele será um adulto responsável, produtivo e com auto-estima.

* Extraído do livro Educação Financeira - 20 dicas para ajudar você a educar o seu filho da educadora Cássia D’Aquino.

EDUCAÇÃO MUSICAL PARA TODOS...


No início da noite desta sexta-feira, o vice-presidente em exercício sancionou no Planalto o PL2732/2008 que havia sido aprovado por unanimidade em todas as instâncias da Câmara e do Senado. Mais detalhes durante o fim de semana no site www.queroeducacaomusicalnaescola.com Parabéns a todos!