Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

Você já leu a história da " Árvore Generosa" para seu filho?


Há livros que lemos e relemos e não nos cansamos de nos emocionar. O clássico mundial A Árvore Generosa, do norte-americano Shel Silverstein, que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares no mundo todo, é um deles
.
O livro mostra a história de amizade entre uma árvore e um garoto que nos remete a uma série de relações da vida, como até mesmo a de filhos e pais. Com o traço delicado e um ritmo calmo e forte ao mesmo tempo, a história atinge leitores de todas as idades. A Árvore Generosa foi lançado aqui pela primeira vez em 1964, com tradução de Fernando Sabino, e relançado em 2006, pela Editora Cosac Naify.



quinta-feira, 14 de abril de 2011

8 maneiras de aumentar a imunidade do seu filho...


Quantas vezes você não pensou que bom seria blindar o seu filho de todos os vírus e bactérias que existem por aí? OK, ninguém quer ver o filho de cama, mas saiba que ficar doente também faz parte da infância. Por isso, nada de desespero ao primeiro sinal de gripe, resfriado ou infecção de ouvido no seu filho. “Muitas vezes, os pais encaram a doença como uma coisa ruim, e não é. É importante saber que nesse momento a criança está se imunizando contra o agente causador daquela doença”, diz Gerson Matsas, pediatra do Hospital Samaritano (SP). Vale lembrar que, quando o bebê nasce, ele conta apenas com os anticorpos que recebeu de sua mãe durante a gestação, e essa proteção dura só até o sexto mês de vida. Depois, é ele quem vai ‘fabricar’ suas próprias defesas.


Apesar disso, você pode dar uma força, sim, na imunidade do seu filho. O principal é manter hábitos saudáveis, que deixam as defesas das crianças mais fortes, principalmente nesta época do ano, quando os temperaturas começam a baixar e aumenta a circulação de vírus. Confira

Leite materno – Além de todos nutrientes em sua composição, contém anticorpos (principalmente no colostro, que sai dos seios nos primeiros dias após o parto) que protegem as crianças de infecções de ouvido, alergias, diarreias. Funciona como uma primeira vacina. A recomendação do Ministério da Saúde é a de que o aleitamento exclusivo aconteça até o sexto mês de vida do seu filho.

Alimentação – Evite produtos industrializados. Frutas, verduras e legumes devem estar presentes na dieta do seu filho – são eles que irão contribuir para a necessidade diária de vitaminas, sais minerais e nutrientes, fortalecendo o organismo da criança. Para incentivar o consumo desses alimentos, apresente-os de forma diferente. Cuide também do visual, criando lanches com formatos divertidos.

Vacinação – Item fundamental para proteger as crianças de uma série de doenças graves. Se você tem receio dos efeitos colaterais que podem surgir, saiba que, em geral, não vai passar de uma febre e dor no local na picada. Confira nosso calendário de vacinação

Higiene – Um estudo realizado pela Duke University (EUA) concluiu que limpeza em excesso faz mal à saúde da criança porque inibe a produção de anticorpos, alterando assim a imunidade natural. Sem contar que o uso descontrolado de produtos de limpeza pode provocar alergia no seu filho. O ideal é manter os cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos após ir ao banheiro, antes das refeições, escovar os dentes, manter a casa sempre limpa, além higienizar os utensílios e roupas da criança - mas sem paranoia!

Casa livre de cigarro – É completamente contraindicado que os adultos fumem dentro de casa ou perto das crianças seja onde for. O fumo passivo aumenta a chance de o seu filho adquirir doenças respiratórias graves porque ele fica com o pulmão mais fragilizado. Um exemplo é o vírus sincicial (que circula principalmente entre os meses de abril e maio), que ataca menores de 2 anos.

Rotina – Ela é fundamental para o bem-estar da criança. Por isso, estabeleça horários determinados para alimentação, higiene e sono. Eventos a toda hora que fogem muito da rotina costumam deixar a criança mais irritada. Hábitos mais regrados fazem com que a criança tenha uma vida mais tranquila e saudável.

Sol – Fundamental para a saúde do seu filho, o banho de sol deve fazer parte do dia a dia da vida dele a partir do primeiro mês. Cinco a dez minutos são suficientes para fortalecer o sistema imunológico da criança e, principalmente, ajudar o organismo a ativar a vitamina D – evitando o raquitismo. Lembre-se, no entanto, de que os melhores horários para a exposição ao sol é antes das 10h ou após 16h. Não se esqueça de usar protetor solar (permitido para bebês acima de 6 meses), chapéus, bonés.

Atividade Física – Jogar bola, andar de bicicleta, pular corda. São atividades que aumentam o número de células exterminadoras naturais, fundamentais no combate a infecções virais e células tumorais, segundo pesquisa realizada por Ranjit Chandra, imunologista pediátrico da Universidade Memorial de Newfoundland, no Canadá. A prática regular de exercícios propicia também o desenvolvimento da musculatura e esqueleto da criança. Sem contar que ajudam a controlar o peso da criança e a reduzir o colesterol. Mas é preciso que o seu filho sinta prazer na atividade escolhida, e que seja feita de forma moderada. O bom senso é sempre a melhor medida.

Outras fontes: Fátima Rodrigues Fernandes, pediatra e alergista do Hospital Infantil Sabará (SP), e Rogério Pecchini, pediatra do Hospital da Santa Casa (SP)

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI225884-15546,00-MANEIRAS+DE+AUMENTAR+A+IMUNIDADE+DO+SEU+FILHO.html

domingo, 10 de abril de 2011

Diversidade (poetando)


     
Respeitar as diferenças
De raças, culturas e crenças
Traz a paz e união
E amor no coração

A diversidade é divertida
E muito colorida
Se todos fossem iguais
Nada seria diferente
E de repente
Tudo perderia a sua graça

Diversidade é variedade
Diferença é distinção
Eu sou diferente de você
E somos todos irmãos

A diversidade é divertida
Ninguém é melhor ou pior
Todos têm o seu valor
Criança, adulto, idoso
Homem ou mulher
Negro, branco ou amarelo
Essa é a variedade
Que compõem a humanidade

Diversidade é variedade
Diferença é distinção
Eu sou diferente de você
Somos todos irmãos

Respeitar as diferenças
De raças, culturas e crenças
Traz a paz e união
E amor no coração.

http://www.apoema.com.br/hp.htm





segunda-feira, 4 de abril de 2011

A GEOMETRIA E A ARTE DE TARSÍLA DO AMARAL

PROFESSORA DENISE.
TURMA DO 5ª ANO






Objetivos:

Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.

Conteúdos:
• Relacionar a geometria da pintura do quadro de Tarsila do Amaral com seus conhecimentos sobre geometria;

• Perceber a relação entre a arte e os elementos geométricos;
• Diferenciar formas geométricas planas e identificá-las pelos seus nomes - retângulos, quadrados, círculos, triângulos; linhas curvas e linhas retas.

Justificativas:
Este tema serve para fazer com que a criança comece a perceber a Geometria pelas cores e formas presentes em obras de arte, em uma atividade que permite conexões com as outras disciplinas.

Resumo das Atividades:

Nesta atividade, foi feita a análise da pintura de Tarsila do Amaral, sob a perspectiva geográfica, histórica, artística e matemática. Será contado um pouco da história da pintora, podendo ser ampliada a discussão para a Semana de Arte Moderna de 1922.

A idéia principal foi analisar a pintura para que os alunos façam o reconhecimento das figuras geométricas planas envolvidas na mesma, assim como linhas curvas e linhas retas.
Após a análise da pintura, foi proposto às crianças fazerem suas obras de arte, tendo como modelo a pintura Tarsila.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

A afetividade e a influência na apredizagem da criança.


O aspecto afetivo tem uma profunda influência sobre o desenvolvimento intelectual da criança, pode acelerar ou diminuir o ritmo de desenvolvimento, além de determinar sobre que conteúdos a atividade intelectual se concentrará. Na teoria de Piaget, o desenvolvimento intelectual é considerado como tendo dois componentes: um cognitivo e outro afetivo. Paralelo ao desenvolvimento cognitivo está o desenvolvimento afetivo. O afeto inclui sentimentos, interesses , desejos, tendências, valores e emoções em geral. Piaget aponta que há aspectos do afeto que se desenvolve.

São várias as dimensões, que o afeto apresenta, incluindo os sentimentos subjetivos (amor, raiva, depressão) e aspectos expressivos (sorrisos, gritos, lágrimas). Na sua visão, o afeto se desenvolve no mesmo sentido que a cognição ou inteligência. E é responsável pela ativação da atividade intelectual.

Analisando os vários livros de Piaget percebe-se que este descreveu cuidadosamente o desenvolvimento afetivo e cognitivo do nascimento até a vida adulta, centrando-se na infância. Com suas capacidades afetivas e cognitivas expandidas através da contínua construção, as crianças tornam-se capazes de investir afeto e ter sentimentos validados nelas mesmas.Neste aspecto, a auto-estima mantém uma estreita relação com a motivação ou interesse da criança para aprender. O afeto é o princípio norteador da auto-confiança.
 
Mundo da Alfabetização.