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quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

"Os quatro pilares da Educação do Século XXI."


Zuleide Blanco RodriguesGraduada em Pedagogia (PUC-SP), pós-graduada em Educação (PUC-SP)E-mail: zuleideblanco@terra.com.br
No meu entender, "Os Quatro Pilares da Educação do Século XXI" devem ser aplicados em toda instituição de ensino que se diz comprometida com uma educação de qualidade. No entanto, não há regras para se obter sucesso quando se fala em educação sistematizada. Apesar de constituírem uma forma didática eficaz, os quatro pilares respondem positivamente quanto incluídos diretamente na ação pedagógica. Como se faz isto? Estudando profundamente o que caracteriza cada termo e o que pode ser obtido na implantação desse conjunto.A educação sistematizada precisa se imbuir do conhecimento de sua verdadeira função. Ao estudar os quatro pilares percebe-se a relação destes com as várias áreas de conformação do ser humano, quais sejam: a Psicologia, a Pedagogia, a Sociologia, a Biologia e, em grande monta, a Filosofia. Mesmo sem nomeação, não há dúvidas de que o aprender a conhecer; aprender a fazer, aprender a conviver; aprender a ser abrangem grande parte do conteúdo das ciências mencionadas e, conseqüentemente, contribuem com a formação integral do ser humano. Entretanto, o apropriar-se de um conhecimento e deixá-lo submerso no recôndito da consciência, visando aflorar quando necessário mostrar erudição, em nada contribuirá com a educação de qualidade.Particularmente, coloco minhas fichas de esperança na formação do professor. Não que o professor, sozinho, dê conta de resolver as grandes mazelas nas quais se encontra a educação hoje, nem que vá impedir, com sua atuação, que se formem delinqüentes, arruaceiros, párias da sociedade, mas pode, um professor egresso de escolarização qualificada, minimizar o número de educando sem consciência de seu lugar no mundo e de sua tarefa como construtor da hegemonia moral e social. Para uma instituição conseguir resultados rápidos, precisos e permanentes em prol de uma educação de qualidade, no meu entender, deve preocupar-se com o conjunto humano atuante em seu meio: dirigente educacional, corpo docente, servidores de segundo escalão (merendeira, pessoal da limpeza, inspetores), enfim, todo quadro de funcionários interno a escola imbuído dos mesmos objetivos, ser um grupo que compartilhe da responsabilidade pela comunidade escolar. Esta instituição deve estar fundamentada nos conceitos de formação de valores, prazer de conhecer, solidariedade, liberdade e democracia. O estudo de "Os Quatro Pilares para a Educação do Século XXI" é muito interessante. As suas indicações são das mais preciosas. Mas ele por si só não é capaz de nos dizer em que proporção o efeito educacional é imputado aos dados emergentes de determinadas situações ou às potencialidades do sujeito.Para concluir, cito Henri Wallon, que me parece bastante pertinente no estudo em pauta:
"...se chegarmos verdadeiramente a esta reforma de ensino, que será talvez apenas um factor entre muitos outros, se conseguirmos com ela estabelecer a solidariedade íntima que deve existir entre todas as formas de trabalho, creio que ela poderia fazer muito não só pela reedificação do nosso país, mas igualmente para a clarificação das nossas idéias. Veremos, muito mais ampla e concretamente, em que consiste verdadeiramente o progresso humano, que não se limita a um progresso estritamente material. Existem condições materiais indispensáveis, mas que tornam possíveis todas as manifestações do gênio humano e que lhes estão estreitamente associadas. Se chegarmos a fazer do nosso ensino um microcosmos onde todas estas relações possam aparecer, teremos feito muito pela compreensão do homem pelo próprio homem". (WALLON, 1973, p 437)

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