Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A GEOMETRIA E A ARTE DE TARSÍLA DO AMARAL

PROFESSORA DENISE.
TURMA DO 5ª ANO






Objetivos:

Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.

Conteúdos:
• Relacionar a geometria da pintura do quadro de Tarsila do Amaral com seus conhecimentos sobre geometria;

• Perceber a relação entre a arte e os elementos geométricos;
• Diferenciar formas geométricas planas e identificá-las pelos seus nomes - retângulos, quadrados, círculos, triângulos; linhas curvas e linhas retas.

Justificativas:
Este tema serve para fazer com que a criança comece a perceber a Geometria pelas cores e formas presentes em obras de arte, em uma atividade que permite conexões com as outras disciplinas.

Resumo das Atividades:

Nesta atividade, foi feita a análise da pintura de Tarsila do Amaral, sob a perspectiva geográfica, histórica, artística e matemática. Será contado um pouco da história da pintora, podendo ser ampliada a discussão para a Semana de Arte Moderna de 1922.

A idéia principal foi analisar a pintura para que os alunos façam o reconhecimento das figuras geométricas planas envolvidas na mesma, assim como linhas curvas e linhas retas.
Após a análise da pintura, foi proposto às crianças fazerem suas obras de arte, tendo como modelo a pintura Tarsila.

3 comentários:

Anônimo disse...

parabéns aos meus queridos alunos pelos trabalhos bem executados.
Ass: Prof. Denise.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eba o meu trabalho......rsrs !
Tia Denise obrigado por nos dar essa oportunidade!!!!!!
Foi muito legal trabalhar Tarsila do Amaral na matematica!!!!!

Ass: Joanna 5°ano!!!!