Pesquisar este blog

sábado, 28 de maio de 2011

PARA REFLETIR: A LIÇÃO DO BAMBÚ CHINÊS.

"Um grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos."

Provérbio Indiano
Vivemos em busca de um aprendizado que possa nos ajudar a triunfar nessa aldeia global em que a competitividade é acirrada em todas as áreas e nos quatro cantos do planeta. Se você quer se tornar um ótimo profissional e vencer na sua área de atuação, saiba que poderá fazê-lo a partir de exemplos que a natureza nos ensina. Aqui vai uma analogia que poderá ajudar na reflexão sobre o assunto.

Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente cinco anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.

Durante cinco anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros. Um escritor de nome Covey escreveu:

"Muitas coisas na vida pessoal são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu quinto ano chegará, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava..." O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos...
Em nossos relacionamentos especialmente, que é um projeto fabuloso que envolve mudanças de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização,devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão. Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida: a Persistência e a Paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos. "É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão"."...na vida é preciso ceder para poder resistir"

O bambu também nos dá outros importantes ensinamentos. Se você reparar bem irá constatar que ele, apesar de sua majestosa altura, poderá curvar-se até que sua ponta toque o solo e depois voltar a sua posição original como se nada tivesse ocorrido. Nesse caso, a flexibilidade garante a sua sobrevivência. Você se considera flexível o bastante para mudar, curvar-se sempre que necessário, adaptar-se a novas situações, experimentar algo inédito, ou tentar algo desafiador? Pois, saiba, que quanto mais flexível você for mais opções criará, mais portas se abrirão e mais bem-sucedido você será. Lembre-se que na vida é preciso ceder para poder resistir. .
Porém, os ensinamentos do bambu chinês não param por ai. Ele mostra, ainda, que se manter unido é uma boa política de sobrevivência. Com a sua estrutura agrupada, o bambu fica mais resistente e, conseqüentemente, menos vulnerável às adversidades da natureza. A exemplo das fortes rajadas de ventos, do excesso de sol e calor e até das grandes estiagens, pois retém água em maior quantidade.

Sonhe, acredite e caminhe. Invista tempo,




Nenhum comentário: