Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de julho de 2008

PRATICAS PEDAGÓGICAS COM DIFERENTES FORMAS DE EXPRESSÃO NAS ESCOLAS...


Diferentes formas de expressão como desenho, pintura, dança, canto, teatro, modelagem, literatura (prosa e poesia), entre outras, encontram-se presentes nos espaços de educação infantil (ainda que muitas das vezes de forma reduzidas e pouco significativas ), nas casas e nos demais espaços freqüentados pelas crianças. E por que estão presentes? Porque são formas de expressão da vida, da realidade variada em que vivemos. E na medida que a criança avança nos
anos escolares ou séries do ensino fundamental, vê reduzidas suas possibilidades de expressão.
Não há como nos constituimos autores, críticos e criativos, se não tivermos acesso à pluraridade de linguagens e com elas sermos livres para opinar, criar relações, construir sentidos e conhecimentos. Deixarmos a imaginação, a fruição, a sensibilidade, a cognição, a memoria transmitirem livremente pelas ações das crianças com o lápis, a tinta, e o papel, com as palavras escritas e orais, com argila e materias residuais, , com imagens residuais, com os
sons e ritmos musicais, os gestos e movimentos do corpo, com as imagens de filmes, fotografias, pinturas, esculturas...! Permitamos que o olhar, a escuta, o toque, o gosto, o cheiro, o movimento constituam formas sensíveis de apropriar do conhecimento sobre o mundo e sobre nós mesmos nos espaços escolares! Tornemos a escola mais colorida, encantada, viva, espaço de artes, cultura e conhecimento...

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.

Nenhum comentário: