Pesquisar este blog

sábado, 8 de agosto de 2009

POLÊMICA ENTRE OS MÉDICOS EM PETRÓPOLIS...


Janaina do Carmo

Redação Tribuna


A campanha Este Lado pra Cima, lançada pela Pastoral da Criança, está gerando divergências entre os pediatras. Muitos não acreditam que a orientação da campanha seja a melhor maneira de proceder com os bebês. A iniciativa da pastoral orienta as mães de todo o país sobre a posição correta para o sono das crianças: de barriga pra cima. Um estudo do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mostra que colocar o bebê para dormir desta maneira reduz em até 70% o risco de morte súbita.

Segundo o pesquisador Cesar Victora, coordenador do Comitê de Mortalidade infantil de Pelotas (RS), se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. No caso da morte súbita, essa reação não acontece e a morte se dá de forma “silenciosa”.

'Colocar o bebê para dormir de barriga para cima pode ser muito perigoso, pois se ele golfar pode se engasgar. Deitado de lado, o risco de engasgar com a golfada é bem menor', disse o pediatra Carlos Henrique Coutinho. Para o pediatra, colocar os bebês para dormir de lado é a maneira mais segura de evitar o refluxo. 'Eu continuo aconselhando os meus pacientes do mesmo jeito, há muita controvérsia em relação a essa campanha', relatou o médico.
A gastropediatra Claire Tesch também não aconselha as mães a seguir esta orientação. 'A minha experiência como médica me faz acreditar que os bebês deitados de lado correm menos riscos do que de barriga para cima. A iniciativa é da Pastoral da Saúde, com estudos feitos pela Agência Americana de Pediatria, mas acredito que mais testes e pesquisas devem ser feitos para que essa idéia seja melhor aceita pelos médicos', comentou Claire.
Segundo pesquisas feitas pela campanha, os riscos de dormir de barriga para baixo são semelhantes a dormir de lado. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo. 'Vendem-se aqueles rolinhos para colocar no corpo do bebê para que ele não vire, é isso que aconselho as mães que vêm ao meu consultório',comentou a pediatra Sandra Filomena Tkotz.
A opinião dela é a mesma da maioria dos médicos pediatras. Para eles, se não houver uma divulgação de pesquisas sobre o assunto a campanha terá poucos adeptos. 'Em 20 anos de medicina, nunca tinha ouvido falar que colocar o bebê para dormir de barriga para cima era mais seguro', concluiu a pediatra Sandra Filomena.
A morte súbita é uma das maiores causas de mortes entre bebês até um ano de idade e ocorre mais frequentemente nos meses de inverno. Segundo pesquisas, em muitos casos ela acontece porque o bebê está de lado ou de barriga para baixo, pois o bebê respira um ar menos puro, ou seja, ele respira parte do ar que deveria ser eliminado. 'Esta questão deverá ser bem estudada, são muitas opiniões contra, é um assunto bem discutível', concluiu o pediatra Carlos Henrique Coutinho.
A campanha Este Lado para Cima conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria, Ministério da Saúde, Unicef e Criança Esperança.

Nenhum comentário: