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sexta-feira, 17 de abril de 2009

BRINCAR PARA APRENDER...


Brincar para aprender

Propor jogos e brincadeiras nas aulas de matemática é coisa séria! Jogando os alunos pode exercitar seu raciocínio, sua capacidade de observar, seu conhecimento sobre os números e o pensamento lógico. Podem também ampliar sua capacidade para comunicar aquilo que pensaram e para trocar idéias com os colegas.
Nas situações de jogo, você passa a ter um papel menos centralizador e os alunos podem aprender mais intensamente uns com os outros.
Mas não é qualquer jogo que serve. É preciso selecionar os mais adequados, que favoreçam o contato com os conteúdos que se quer trabalhar. Jogos de baralho, xadrez, trilha ou até mesmo brincar de colecionar figurinhas são exemplos de alguns jogos interessantes.
Outras situações – que não são de jogos mas, assim como estes, são comuns em nosso dia-a-dia – também são interessantes para ensinar matemática. Por exemplo, ler o calendário todos os dias e contar quantos dias faltam para um determinado evento, para as férias chegarem ou o aniversário de alguém. Ou ainda realizar contagens em função da seleção e distribuição dos materiais e do número de alunos.
Quando se trata de alunos das séries iniciais ou de educação infantil, situações como essas são muito importantes para a aprendizagem dos números e de cálculos simples.
Para as turmas de 3ª e 4ª série, o jornal e as revistas apresentam situações do cotidiano que envolve os números decimais e fracionários. Podem ser trazidas para a sala de aula e gerar problemas interessantes.
Já havia pensado nisso? Então procure planejar atividades nas quais seus alunos possam interagir com o conhecimento matemático de forma prática, divertida e com um sentido social real.

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