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sexta-feira, 13 de junho de 2008

CRIANÇA ASSUNTO SÉRIO.


O desenvolvimento infantil pode ser definido como sendo o "despertar das potencialidades afetivas, cognitivas e motoras numa seqüência cronológica que começa com o nascimento". Este desenvolvimento é habitualmente avaliado através da observação, ao longo do tempo, da aquisição de habilidades que despontam em épocas propícias seguindo leis naturais e de acordo com a educação que lhe é oferecida.Na primeira infância, base para todo o desenvolvimento e realizações futuras, a prioridade é formar um organismo fisicamente saudável. Na verdade, os cuidados que levam a um desenvolvimento infantil saudável, começam na gestação. Na tenra idade, a nutrição e o afeto desempenham um papel decisivo e permanente, estando diretamente relacionados com a habilidade para aprender e com a capacidade para regular as emoções.Os primeiros anos de vida são fundamentais. A criança pequena precisa de calor e aconchego, precisa de ritmos e também de limites que lhes proporcionam segurança e servem como pontos de referência. A presença da mãe ou de uma outra pessoa comprometida em seu relacionamento com ela, é um fator extremamente importante nestes primeiros anos. É a partir desta relação que a criança organiza os fundamentos de sua vida psíquica futura. Sentindo-se amada e protegida, as chances de que venham a desenvolver no futuro o impulso da violência são ínfimas.Imitação e exemplo são as palavras-chave que caracterizam a maneira pela qual a criança pequena se relaciona com o mundo. Até os sete anos são inúteis sentenças morais ou ensinamentos da razão, pois a criança aprende pelo exemplo.Quanto maior o potencial de um ser, maior o tempo de maturação e para isso a natureza "programou" as crianças para brincarem por alguns anos, buscando por essa via maravilhosa a sua interação com a sua própria corporalidade, com o mundo e com as pessoas. O brincar estimula a memória e o raciocínio, aperfeiçoa o uso da linguagem, afina a coordenação motora. É brincando que a criança descobre emoções e formas de se relacionar com o grupo, capacitando-se para o convívio social.Além de brincar, as crianças deveriam ser incentivadas ao "fazer", pois isto fortalece o seu querer, a sua vontade.

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