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quarta-feira, 25 de junho de 2008

Leitura em Educação Infantil? Sim, Obrigada!


Aprender a ler não é muito diferente de aprender outros procedimentos que se ensinam na escola. Requer que o aluno atribua sentido à leitura, que disponha de recursos cognitivos suficientes para fazê-lo e que tenha a seu alcance a ajuda insubstituível de pessoas que confiem na competência da criança e que saibam intervir para incentivá-la. Como ocorre com outras aprendizagens, não se realiza de um dia para outro, nem se consegue seu domínio de uma vez para sempre. Trata-se de um processo dilatado, ao longo do qual incrementam-se as possibilidades do leitor e o aproximam da imagem do leitor inteligente, ou pelo menos convencional.Nisso intervêm tanto as experiências, a motivação e o conhecimento do aprendiz como as ajudas e os recursos que o educador proporciona; dado que um e outro são diferentes em cada caso concreto, o processo de aprendizagem da leitura estará sujeito a ritmos características diferentes.Portanto, trata-se de um processo que começa em um momento diferente para cada um e que não termina jamais, mesmo que existam, no sistema educacional, metas com relação à leitura que orientam acerca dos níveis desejáveis em diversos momentos - que estabeleçam níveis de competência de leitura a que todos os cidadãos deveriam ter acesso.
Artigo publicado em Aula de Irmovación Educativa, n. 46, p. 15-18, enero 1996.

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