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quarta-feira, 25 de junho de 2008

A leitura e os pais...


Na educação infantil, as relações entre os dois principais contextos de desenvolvimento das crianças - família e escola - costumam ser mais continuadas e estreitas que em etapas posteriores. Essa vinculação, indubitavelmente benéfica para a criança, que participa de ambos os sistemas, pode concretizar-se de múltiplas formas, que cada escola estabelece.Embora não seja muito freqüente em nosso contexto, em outros países existem iniciativas que partem das escolas e que envolvem os pais em atividades de leitura com seus filhos, atividades realizadas em casa a fim de aproveitar o caráter emocionalmente positivo da leitura de contos, na qual o pai ou a mãe são o intermediário entre o texto e o jovem leitor.A potencialidade educativa dessa atividade foi posta em relevo em várias pesquisas, mas foi Wells (1982), sem dúvida alguma, quem mais contribuiu para evidenciá-la.Sem fazer nada mais do que ler, os pais oferecem um modelo de leitura a seus filhos, fazem-nos aprofundar-se no conhecimento da utilidade e no caráter gratificante da leitura, colocam-nos em contato com a linguagem escrita, permitem-lhes participar de diversas formas na leitura.Em determinados contextos, talvez seja suficiente sugerir aos pais que leiam para seus filhos, não como uma obrigação, mas como um meio de manter com eles uma relação calorosa e afetiva; em outros contextos, talvez seja necessário oferecer algumas indicações sobre como implementar essa atividade ou inclusive abrir as portas da sala de aula aos pais para que possam observar como fazer.Em qualquer caso, e de forma paulatina, as equipes de professores teriam de encontrar formas de colaboração com os pais, com relação à leitura, de modo que todos os envolvidos se sentissem à vontade e que se permitissem beneficiar tanto da potencialidade educativa. da leitura em casa como de vínculos mais estreitos entre família e escola.
Portal Pdea.

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