Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de junho de 2008

A IMPORTÂNCIA DA DENTIÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA


A atenção precoce com os dentes, que tem sido mais valorizada a cada dia, visa integrar a saúde bucal com um todo, ou seja, é um dos fatores necessários para manutenção da saúde geral.
Dentro deste contexto, hábitos saudáveis ainda na gestação já constitui um dos fatores que podem ser relacionados a futura saúde da criança - o que é avaliado pela “Odontologia Intra- Uterina”, que está iniciando um trabalho associado aos obstetras, através de orientações às gestantes.
Após o nascimento, a preocupação com a saúde bucal/geral da criança deve ser constante, desde os primeiros meses. Assim, modernamente já se preconiza uma consulta com o odontopediatra em torno dos 6 meses, fase em que costumam irromper os primeiros dentes, onde serão feitas instruções sobre higiene bucal, alimentação, hábitos saudáveis, uso racional do flúor, escova, creme dental e tantas outras informações importantes. Muitas vezes pela falta de conhecimento da necessidade de uma consulta precoce com o odontopediatra, cabe ao pediatra esta função de orientação.
Vale ressaltar ainda, que a criança que começa a se familiarizar com o ambiente do consultório odontológico e os cuidados com a saúde bucal desde cedo, verá nisso uma gostosa brincadeira, sem traumas e temores normalmente despertados por experiências desagradáveis, quando a doença cárie já está instalada.
Estes com certeza são passos importantes para manutenção de um sorriso saudável por toda a vida!!!



Cláudia Botelho de Oliveira
Odontopediatra (Mãe e parceira da Favo de Mel)

Nenhum comentário: