Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de junho de 2008

SAÚDE ESCOLAR ...


EMERGÊNCIAS ODONTOLÓGICAS
Traumas em lábios, língua e gengivas
Em todos os casos, o mais importante é manter a hidratação dos tecidos lesados. No caso de um ferimento limpo, manter a boca fechada para lubrificação através da saliva. No caso de uma região suja, deve-se lavar a região com soro fisiológico utilizando uma seringa.
Em caso de hemorragia, a compressão com gaze é o melhor meio de controlar o sangramento. Pode ser feito um bochecho leve com água e sal. Evite usar água oxigenada, pois ela aumenta a lesão.
Pancada nos dentes
Se o dente estiver muito solto, manter a boca entreaberta, não movimentando o dente abalado. Aplicar gelo e conter a hemorragia, se necessário.
Avulsão de dentes
Quando o dente desprende-se totalmente, deve ser colocado num recipiente com leite, soro fisiológico ou a saliva da vítima, a fim de preservá-lo para reimplante. O dente nunca deve ser lavado ou esfregado. Aplicar gelo e conter a hemorragia, se necessário.
Intrusão de dentes
Quando o dentre entra na gengiva. Não tente remover o dente. Aplicar gelo.
Fratura de dentes
Quando a fratura atinge o esmalte e a dentina não há sangramento do dente, mas quando a polpa fica exposta, aí há o sangramento do dente provocando muita dor. Encaminhar o pedaço do dente ao dentista observando o mesmo procedimento da avulsão. Ocorrendo a fratura da raiz com dente permanente, dá-se a perda total do dente.
Após o primeiro atendimento, a vítima deve ser encaminhada o mais rápido possível ao dentista...
PORTAL PUERI DOMUS ESCOLAS ASSOCIADAS.

Nenhum comentário: